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18 de julho de 2019

As tendências tecnológicas para a advocacia do futuro

As tendências tecnológicas para a advocacia do futuro

A era atual é cheia de novas ideias, o que acaba trazendo uma grande evolução, principalmente em relação à tecnologia.

Sendo assim, isso tem alterado praticamente todas as estruturas de trabalho. E, não sendo diferente, a área jurídica já está sendo impactada por essas novas tendências.

Não por acaso, algo vem ganhando cada vez mais destaque nas conversas do meio jurídico, o termo “advocacia do futuro”. Mas o que exatamente isso significa? O que um escritório deve fazer para se adaptar a essa nova realidade tecnológica?

No decorrer deste artigo essas dúvidas serão esclarecidas. Nos tópicos a seguir, vamos apresentar os detalhes para que você entenda essa importante mudança no panorama do mundo jurídico.

Aproveitamento da tecnologia na esfera jurídica

As tendências tecnológicas para a advocacia do futuroNo seu escritório, quantos recursos tecnológicos são utilizados? A advocacia do futuro é fundamentada em um ambiente totalmente digital, o que obriga os escritórios a terem as maiores inovações para o setor.

Nos últimos anos, estamos acompanhando o surgimento e crescimento das chamadas “legaltechs”. E tais otimizações não são relacionadas apenas à gestão do negócio.

O conceito de ter um software jurídico relacionado à inteligência artificial, assim como outros recursos, é trazer o aprimoramento da prática jurídica, ajudando advogados e demais operadores do direito.

 

Software Jurídico na gestão de dados

Uma grande questão da advocacia do futuro é a possibilidade dos gestores lidarem com um grande volume de dados. Nesses moldes, temos o chamado Big Data Jurídico, que são grandes bases de dados jurídicos, alimentados por “robôs de automação”.

Esses robôs lidam com uma grande variedade de informações das mais diversas fontes. Com isso, eles conseguem auxiliar o serviço das múltiplas áreas de um escritório de advocacia.

As informações conseguidas através dos processos judiciais são utilizadas em comparações e simulações. Isso serve para se descobrir a melhor forma de agir, ou seja, aperfeiçoar o processo.

Para sistematizar tudo em apenas um lugar é necessário que os escritórios utilizem softwares com funcionalidades especiais para suportar tanta informação.

Chatbots

As tendências tecnológicas para a advocacia do futuro

Atender um cliente de maneira ágil e rápida é essencial para qualquer escritório de advocacia. Os profissionais que valorizam seus clientes têm como retorno a fidelização. Dessa maneira, conseguem novas causas, contratos de prestação de serviços duradouros e até mesmo indicações.

Devido a esse contato com o cliente, os profissionais do direito normalmente gastam muito tempo em atendimentos, reuniões, telefonemas e e-mails. Isso acaba por tomar o tempo que o advogado utilizaria para as questões técnicas da profissão (redigir peças, audiência, diligências, etc).

Apesar da necessidade de se conversar diretamente com um cliente, um escritório deve estar “antenado” com práticas da advocacia do futuro. Para isso, precisa considerar como opção a diminuição do tempo de consultas. O uso dos chamados chatbots – que são programas de comunicação automatizada – aprendem a interagir com o cliente e responder perguntas.

A ampla maioria dos chatbots ainda tem habilidade de resposta limitada. Eles começam com perguntas simples ou oferecem opções padronizadas de perguntas, cujas respostas já estão devidamente prontas.

Porém, com o avanço da tecnologia, alguns desses chatbots são dotados de inteligência artificial complexa. Ou seja, permite que se adaptem e aprendam com as perguntas feitas, conseguindo desenvolver a habilidade de interpretar e criar novas respostas.

Serviço personalizado

Continuando na questão do relacionamento com clientes, personalizar o serviço aparece como uma das grandes tendências para a advocacia do futuro.

Já pensou em adotar para seu escritório a prática de Legal Design (buscar a melhor solução para o cliente)? Por meio dela, o cliente pode interagir com o advogado, através de um aplicativo e ver o andamento do seu processo, de maneira interativa e totalmente personalizada.

A advocacia do futuro, diante das tantas evoluções tecnológicas, pede esse contato próximo, com um olhar humanizado. Essas e outras tecnologias vão aperfeiçoar os andamentos processuais e melhorar cada vez mais o atendimento com os clientes.

Os escritórios que tiverem esse tino visionário irão prosperar nessa nova onda tecnológica.

Venha conhecer nosso trabalho e tenha a certeza de um atendimento ágil e personalizado.

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